
PARA A VIDA CONTEMPORÂNEA
Determinação
04/11/2011 00:08Tenho percebido que líderes passam por momentos de tranqüilidade, e momentos que enfrentam uma pressão quase que insuportável. E tem sido visível que até os grandes líderes em alguns momentos acabam angustiados, desencorajados, desanimados, e até mesmo sofrem um abalo em sua fé, não acreditando mais na esperança de dias melhores.
Meu pastor, Fernando Cintra, esteve pregando sobre a vida de Jeremias “o profeta chorão”, profeta que enfrentou momentos de vitória, momentos de profunda gratidão a Deus, mas que se queixou, murmurou e chegou a amaldiçoar o dia em que nasceu.
Baseado na vida de Jeremias, e trazendo pra bem perto de nós. Quando enfrentamos momentos de dificuldade qual a decisão que tomamos? Abandonar o sonho ou lutar e abraçar a vitória? E se vamos lutar, como podemos lutar?
Se desejarmos vencer, precisamos primeiramente abandonar à alto piedade. Uma vida de fracasso é mais uma decisão do que propriamente algo que aconteceu por acaso em nossas vidas.
Diante das dificuldades, ou até mesmo das possíveis derrotas não podemos permitir que entre em nossa cabeça a idéia de que não vamos vencer que não somos capazes de superar as crises, que não existe uma saída, que todas as portas estão fechadas. Temos que ter em mente que se não conseguimos da primeira vez, certamente conseguirá na segunda.
Algo que tenho aprendido com Deus é que Ele sempre trabalha com as armas que temos, e se não tivermos nenhuma arma, ainda nos resta algo sobrenatural que chamamos de fé, e com fé podemos viver o que a Palavra nos diz “se você crer verá a glória de Deus. Isso nos motiva a sonhar, a fazer planos, a lutar por algo que não pode se concretizado, é com a luta que alcançamos a vitória.
O grande problema é que diante das lutas, tendemos ao desanimo, sentimento natural do ser humano. Mas ao mesmo tempo em que o desanimo é um sentimento, temos virtudes como persistência e ânimo. Precisamos ter consciência que derrota só é derrota quando você desiste se rende, se entrega. Enquanto não soar o gongo podemos vencer a luta.
Não podemos perder a visão da vitória, ela é a recompensa que vai nos fazer ver os percalços da vida como uma oportunidade de mudar a estratégia e sairmos vitoriosos. A verdadeira derrota é quando não conseguimos extrair nada com as lutas que enfrentamos.
Vencedores são aqueles que não têm medo de mudar, de experimentar algo novo, vislumbrar novos caminhos, alcançar novos objetivos. As dificuldades são grandes oportunidades para recomeçar de uma forma mais inteligente.
E aqui cabe uma palavra que muitas vezes temos deixado de lado que é determinação. Determinação em relação a Deus, ao mundo, e a nós mesmos conta mais do qualquer outra coisa para o resultado final. Um descrente com determinação é mais poderoso que mil crentes sem determinação.
Uma imagem e ações positivas vão nos preparar para sermos bem sucedidos. Um líder é conhecido por duas maneiras: como alguém que resolve problemas ou como alguém que causa problemas. Quando se tem a capacidade de resolver os problemas recebemos elevação, mas quando se causa recebemos o descrédito.
Não podemos perder a visão que nosso Deus é um Deus que ama usar um líder para resolver problemas, com Adão deu a incumbência de nomear os animais, e Adão logo resolveu esse problema. O problema de Noé foi a construção de uma arca e esse também resolveu o problema. Se notarmos bem muitos líderes na Bíblia e no mundo tinham e tem seus pontos fortes e fracos, e falando em fracos alguns chegaram a pedir a morte em algum momento, mas o que fez e faz a diferença na vida desses líderes é que sempre existe uma palavra de Deus, e essa palavra é uma palavra de ânimo, pois Deus acredita em nós, e é nesse ponto que devemos nos apegar.
Na maioria das vezes a nossa falta de fé, ânimo, perseverança, determinação... tem nos feito desacreditar no poder de Deus em nossas vidas. De uma palavra vinda de Deus a nós. Precisamos mais do que nunca entenderemos que quando os inimigos internos e externos se levantarem para nos destruir, é porque eles sabem onde temos a capacidade de chegar. Precisamos transformar nossas lutas em vitórias. Nossos defeitos em vantagens. Nossa fraqueza em força. Nosso desanimo em determinação. Nossos sonhos em realidade!
—————