PARA A VIDA CONTEMPORÂNEA


Oração do Pai Nosso

16/11/2011 18:24

 

Mateus 6.5-15

Estou realizando uma série de mensagens baseadas na oração do Pai Nosso às quartas-feiras em nossa igreja. E tem sido um momento muito oportuno para fazer uma profunda reflexão sobre oração. O que ela representa, seu verdadeiro valor, o que podemos usufruir dela e principalmente o que ela proporciona aos nossos corações.

Poderíamos resumir oração como uma súplica a Deus por sua ajuda se pararmos para olhar o mundo como está. Poderíamos dizer que a oração é um alimentar da esperança, um momento de reflexão, um tempo próximo de Deus.

Quero nesse momento pensar um pouco sobre oração. Em toda a Bíblia encontramos orações que falam profundamente ao nosso coração. Orações que levaram homens e mulheres a estarem bem perto de Deus e de conhecer sua vontade. A oração de Jesus em João 17 é algo espetacular. Se nos debruçarmos sobre o livro de Salmos vamos ficar encantados com as orações presentes ali, orações que revelam emoções, súplicas, arrependimento, dependência de Deus, um abrir de coração. Na oração do Pai Nosso tenho experimentado momentos singulares.

A oração do Pai Nosso vem ao encontro das crises que enfrentamos em nosso dia-a-dia. Tem todo o seu significado não só por ter saído do coração do próprio Cristo, mas porque expressa muito bem a nossa luta diária.

Retrata o amor do nosso Deus, a grandiosidade e soberania do nosso Senhor, de sua santidade. Não somente isso, mas nos traz a idéia de convidar Deus para estar no centro de nossas vidas. De que o Reino de Deus é o melhor, não somente no céu, mas aqui na terra também.

Responde às ansiedades do nosso coração em relação ao pão. Quem nos sustenta, quem cuida, quem zela de nós é o Senhor, a começar nas pequenas coisas. Aí eu paro e penso: quando eu começar a ver Deus nas pequenas coisas, eu não vou sentir a preocupação nas grandes, porque meu coração encontrará segurança num Deus que está perto, num Deus que está junto, num Deus que está ao meu lado.

Que beleza quando se fala em perdão. Perdão que um dia recebemos, perdão que um dia nos alcançou, perdão que nos impulsiona a não somente perdoar, mas também amar o nosso próximo. E quando falamos em relacionamento à luz de Jesus, o autor da oração, falamos em amar sem preconceitos, nos despindo de toda a nossa filosofia de amor, e olhando para o outro com o olhar de Deus. Ele nos convida a amar os inimigos, e não somente amar, mas orar por eles. E aqui eu vejo que a oração tem o poder de mudar o coração ao ponto de gerar sentimentos bons em relação a uma pessoa que nos ofendeu, machucou ou até mesmo teve atitudes que poderíamos dizer imperdoáveis.

E algo impressionante nessa oração do Pai Nosso é que Ele nos diz bem claramente que não precisamos passar por provações ou tentações para Deus sair vitorioso em nossas vidas. Eu posso ver a vitória de Deus na minha vida, mesmo eu não tendo que enfrentar os dias maus, a tentação, o maligno. Tenho aprendido que posso ser vencedor sobre Satanás, sem nem mesmo ter que enfrentá-lo, até pelo fato de o autor da oração, Jesus Cristo, já tê-lo feito por mim.

Uma oração simples, que revela a fidelidade do Senhor. Que me faz enxergar a vida e a sua combinação de coisas espetaculares e simples. Pois na vida de todas as pessoas há coisas tremendas e outras nem tanto, coisas a que não estamos acostumados e coisas familiares, coisas extraordinárias e coisas comuns.


 

—————

Voltar



Crie um site gratuito Webnode