PARA A VIDA CONTEMPORÂNEA


Vencendo os Gigantes

02/11/2011 12:08

 

Vencendo os Gigantes 

Samuel 17

 
INTRODUÇÃO

O sonho de quase todos é vencer na vida. A cada dia caminham para essa realização, mas no final alguns acabam fracassando. Podemos ver situações como essa em nosso cotidiano.

Com muita força lutamos para realizar os nossos sonhos, criamos fórmulas e estratégias para alcançá-los. Mas não há como esquecer que existem gigantes no caminho. Não há como deixar de lado os gigantes que nos enfrentam e precisam ser vencidos.

Esses gigantes revelam nossa verdadeira vontade em realizar nossos sonhos, pois podemos encará-los ou fugir. Há gigantes que são reais, outros, frutos de nossa imaginação. Mas o que importa é que eles estão aí. Há desafios a serem vencidos. E precisamos vencê-los.

 

I – VENCEMOS OS GIGANTES QUANDO NÃO OUVIMOS A VOZ DO PESSIMISMO

Golias era um gigante temível. Um homem vencedor de batalhas. Um homem que causava temor aos seus oponentes. Todos os que estavam naquela batalha estavam com medo. Durante 40 dias o gigante enfrentava a Israel. Os soldados não se animavam para encará-lo e lutar contra ele. Ao contrário, o sentimento era de derrota. Então chega o pequeno Davi, pastor de ovelhas, e não deixa o sentimento de Israel roubar sua coragem. Davi encara o gigante de frente e sai vitorioso.

Muitas vezes a voz do povo é a voz do desânimo. As pessoas falam das crises como se as crises já as tivessem derrotado. Na maioria das vezes olhamos somente para a altura dos gigantes. Mas é no momento das crises que se revelam os verdadeiros heróis. É do ventre da crise que nascem os verdadeiros vencedores. Vencedores não escutam a voz dos pessimistas. Não dão atenção aos medrosos. Encaram os gigantes e os derrubam. Se estivermos em Cristo Jesus nós somos mais que vencedores. Entramos na batalha com a certeza da vitória.

 

II – VENCEMOS OS GIGANTES QUANDO NÃO OUVIMOS A VOZ DOS CRÍTICOS

Muitas vezes, as críticas vêm de pessoas que estão em nossos corações. Muitas vezes machucam e geram tristezas porque vêm de pessoas que nós amamos. Ferem quando machucam a nossa verdadeira motivação.

Davi sofre crítica de seu irmão mais velho. E esse mesmo irmão o acusa de estar ali por presunção. E o grande problema aqui é que essa crítica era contínua. Davi sempre era criticado por seu irmão.

Eliabe era irmão de Davi, de sua própria família, e aqui percebemos que quanto mais intima é a relação, mas dolorosa a crítica passa a ser.

Muitas vezes, essas críticas vêm nos fazer desacreditar do nosso potencial: “Você não pode...”; “você não tem habilidade...”; “você não tem forças...”; “você ainda é muito jovem”.

A história está repleta de homens e mulheres que foram criticados, desmotivados, homens e mulheres sem perspectivas que saíram vencedores quando enfrentaram os seus gigantes. Homens e mulheres que não deixaram as críticas colocarem medo em seu coração.

Não ouça a voz dos pessimistas. Não ouça a voz dos críticos. Enfrente e vença os seus gigantes.

 

III – VENCEMOS GIGANTES QUANDO NÃO LUTAMOS COM ARMAS ERRADAS

A primeira coisa que Davi faz foi livrar-se da armadura que Saul queria que ele usasse. Se queremos vencer gigantes temos que lutar com as armas que são nossas, armas que Deus coloca em nossas mãos, não as armas que são atrativas ao mundo.

Quando estamos diante dos gigantes, as pessoas irão fazer com que você se torne iguais a elas. Precisamos ser verdadeiros. Precisamos ser únicos. Quem faz a diferença não são os iguais, mas aqueles que procuraram ser diferentes, que agiram de forma diferente. Deus nos fez únicos, singulares. Vencemos batalhas quando usamos as estratégias que Deus nos deu.

Se temos a noção de que estamos no centro da vontade de Deus, se Deus já nos deu a sua palavra de ordem, se Ele nos preparou para a batalha, se Deus colocou em nossas mãos as armas de guerra, enfrentemos o gigante e o derrubemos. Não se deixe manipular pelos outros. Ouça a voz de Deus.

 

IV – VENCEMOS GIGANTES QUANDO NUTRIMOS EM NOSSOS CORAÇÕES O DESEJO DE VENCER

Davi encara o gigante de forma determinada. Estava com a certeza da vitória. Davi não apenas andou para encarar o gigante, ao contrário, a bíblia diz que ele correu para batalha.

Deus nos chamou para vitória. Ele não nos criou para uma vida de vergonha e derrota. Não podemos tirar dos nossos corações o desejo de vencer. Não podemos perder a vontade de lutar. Não se contente com nada menos do que a vitória. Seja um vencedor de gigantes!

 

V – VENCEMOS GIGANTES QUANDO LUTAMOS COM DEUS SABENDO QUE A VITÓRIA DEPENDE DELE

A vitória de Davi vem de Deus. Davi entra na batalha sabendo que Deus é quem lhe conduz em triunfo. É Deus quem adestra as nossas mãos para a batalha. Não podemos perder de vista que Deus é nosso refugio, protetor, redentor e sustentador.

Os gigantes da vida são vencidos quando Deus luta ao nosso lado. Quando depositamos nele a nossa confiança.

Davi não olhou o tamanho do gigante porque ele sabia o tamanho de Deus. Quem olha para o gigante sente medo. Mas quando olhamos para Deus podemos dizer: “Eu sou mais que vencedor!”

Não podemos esquecer que a vitória vem de Deus e devemos glorificá-lo pelas bênçãos alcançadas. Só Deus é digno de louvor. Só ele merece a glória pelos gigantes que vencemos. Pela nossa força não podemos nada, se conseguimos alguma coisa é porque temos ao Senhor como nosso general de guerra.

 

CONCLUSÃO

Sempre enfrentaremos gigantes em nossas vidas. Venceremos um hoje, mas certamente outro se levantará amanha. Não se deixe amedrontar.  Seja um vencedor. Tenha a postura de um vencedor. 

—————

Voltar